Este programa de concerto foi estreado em 2016 no Festival de Música da Casa de Bragança em Vila Viçosa.

As Camoneanas resultam de um aprofundado trabalho de investigação realizado por Rui de Luna, nos arquivos musicais da Biblioteca do Paço Ducal de Vila Viçosa, Biblioteca da Ajuda e Biblioteca Nacional de Portugal.

As obras, algumas completamente raras em termos de edições musicais e de enorme dificuldade de execução, surgem no âmbito da grande vaga de criação artística de teor nacionalista, que rodeou as comemorações de Camões em 1880 ( Portugal e Brasil) e a inauguração da estátua de Camões em Lisboa. Foram nesse contexto, compostas obras musicais de carácter Lírico/ Heróico, onde quer a obra, quer a figura de Camões são elevadas a um estatuto de imortalidade universal e moldado um perfil de grande herói romântico a par de Byron ou Dante.

A vaga de criação musical em torno da figura de Camões reuniu compositores como Donizetti, Frondoni, Carlos Gomes, Flotow,Concone, Condessa de Rio Maior,Vianna da Motta,Freitas Branco,etc. Das Sinfonias, às Cenas Heroicas, Hinos, Marchas e Melodias, muitos dos géneros musicais concorrem para enaltecer e esculpir na música a figura maior de Camões e a sua obra.

Concerto para voz barítono, piano, violino, acordeão.