This work received the High Sponsorship of His Excellency the President of the Republic.

Concert for piano, percussion and voice: “Carta de Caminha” Opus. 17

O concerto Carta de Caminha foi concebido no espaço de diálogo entre a história e a música, revisitando o primeiro registo escrito da presença portuguesa em terras brasileiras, o texto em carta enviada ao Rei de Portugal, D. Manuel I, por Pêro Vaz de Caminha, o escrivão da frota. A Carta é hoje Património Mundial da Humanidade. Para a celebrar na música, a Torre do Tombo encomendou esta obra a Rui de Luna e a sua estreia foi um marco importante no panorama musical. Do percurso desta obra destaca-se a sua apresentação no grande auditório da Torre do Tombo, no Festival de Música da Casa de Bragança (Panteão dos Duques de Bragança – Vila Viçosa), nas celebrações Antonianas (Igreja dos Capuchos – Lisboa), nas celebrações dos 400 anos da fundação de Belém do Pará, no Brasil (grande auditório da Biblioteca Nacional).

Em Maio de 2019 fez a sua estreia internacional no Theatro da Paz (Belém do Pará – Brasil), com narração do actor brasileiro Leopoldo Pacheco.  Em Fevereiro de 2020 é apresentada no Rio de Janeiro no âmbito das comemorações dos 500 anos da viagem de Circum-navegação de Fernão Magalhães.

The work is composed for piano and percussion (using instruments from the Amazon Indians) and the text is said by an actor.

The concert is scenographically supported by images by Rui Catalão.

Cast Rui de Luna - piano; Leopoldo Pacheco - actor and João Ferreira - percussion.